NOTÍCIAS SOBRE SANEAMENTOS
AMBIENTE |
SANEAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA
Obras do PSAM avançam no Rio de Janeiro e em São Gonçalo
SÃO GONÇALO
A obra integra o Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) e prevê a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, inclui a construção de uma rede coletora de esgoto com 97 quilômetros de extensão, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Alcântara) e nove elevatórias.
O Rio Alcântara é o maior contribuinte do município de São Gonçalo na Baía de Guanabara. Seu saneamento resultará em um grande ganho ambiental nesta região.
O esgoto será coletado dos bairros de Trindade, Luiz Caçador, Mutondo, Galo Branco e Jardim Catarina - este último o maior loteamento de América Latina com mais de 170 ruas - até o tronco coletor, a partir do qual seguirá até a ETE Alcântara.
O sistema de esgotamento sanitário de Alcântara beneficiará cerca de 220 mil habitantes. Essas obras tiveram início em janeiro de 2015, com recursos do PSAM e prazo de conclusão até julho de 2017.
FATO
Não temos outra alternativa, senão juntar-mos forças e exigir nossos direitos de ter no mínimo saneamento adequado, acionando primeiramente a Empresa responsável pela obra, na pessoa do engenheiro responsável e depois para quem nos cobra todo ano o IPTU.