NOTÍCIAS SOBRE SANEAMENTOS

AMBIENTE

 

SANEAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA

 

Obras do PSAM avançam no Rio de Janeiro e em São Gonçalo

 
Obras do PSAM avançam no Rio de Janeiro e em São Gonçalo
 

SÃO GONÇALO

 

A obra integra o Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) e prevê a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos da Bacia do Rio Alcântara, em São Gonçalo, inclui a construção de uma rede coletora de esgoto com 97 quilômetros de extensão, uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Alcântara) e nove elevatórias.

 

O Rio Alcântara é o maior contribuinte do município de São Gonçalo na Baía de Guanabara. Seu saneamento resultará em um grande ganho ambiental nesta região.

 

O esgoto será coletado dos bairros de Trindade, Luiz Caçador, Mutondo, Galo Branco e Jardim Catarina - este último o maior loteamento de América Latina com mais de 170 ruas - até o tronco coletor, a partir do qual seguirá até a ETE Alcântara.

 

O sistema de esgotamento sanitário de Alcântara beneficiará cerca de 220 mil habitantes. Essas obras tiveram início em janeiro de 2015, com recursos do PSAM e prazo de conclusão até julho de 2017.

 

FATO

                        Como todos nós estamos observando, está ocorrendo em vários bairros do município, obras para melhoria das condições da Baía de Guanabara, com recurso do Governo Ferderal, entretanto, nós do Condomínio Residencial Trindade, não podemos novamente ficar com o prejuízo de uma obra mau realizada que está assoriando a já bem prejudicada rede de esgoto do Condomínio. Todos  os tubos de saída de esgoto estão assoriados com restos de materiais dessa obra, fazendo acontecer o refluxo do esgoto nas ruas, isto sem a presença de uma chuva mais forte o que facilmente envadiria nossas casas. As mais prejudicadas atualmente são as Ruas 4 e 5  que estão com suas extremidade com alagamentos de esgoto devido ao entupimento de caixa de passagem e tubulações. Se não for tomada nenhuma providência junto à Empresa responsável pela realização da obra ou da própia Prefeitura, assistiremos mais uma vez acontecer  episódios como os de abril de 2010 ou pior. 

                           Não temos outra alternativa, senão juntar-mos forças e exigir nossos direitos de ter no mínimo saneamento adequado, acionando primeiramente a Empresa responsável pela obra, na pessoa do engenheiro responsável e depois para quem nos cobra todo ano o IPTU.